Fórum conclui sua Proposta Inicial para a Implementação da NDC brasileira

Atualizado: 4 de Jul de 2018

O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima concluiu seu processo iniciado em março de 2017 de discussão e elaboração de uma Proposta Inicial com um caminho e com cenários para tirar do papel a Contribuição Nacionalmente Determinada (sigla em inglês NDC) vinculada ao Acordo de Paris, que o Brasil anunciou em 2015.


Participaram do processo, presencialmente, em suas duas rodadas de discussão, 537 pessoas (315 homens de 222 mulheres) e 214 diferentes organizações governamentais, do terceiro setor, do setor empresarial e da academia.


O documento lista as ações a serem implementadas nas áreas de Florestas, Agropecuária, Transportes, Energia e Indústria bem como medidas “ao largo da economia” que dão um pano de fundo para a descarbonização.



Alfredo Sirkis em reunião com a Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional

Aponta não apenas a maneira de se chegar abaixo das emissões de 1.3 gigatoneladas(Gt) de CO2eq, em 2025 e 1,2 Gt, em 2030 e a maneira de fazê-lo mais compatível com uma estratégia de neutralização das emissões, a longo prazo. Também define ações em relação à adaptação climática nos diversos setores.



O documento foi apresentado na Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e entregue ao presidente do Senado. Será entregue ao Presidente da República, aos sete ministérios que compõem o GEx e a todos candidatos à presidência da República nas eleições de outubro, coerentemente com a visão de que o FBMC é um instrumento do Estado brasileiro e da sociedade com vistas ao longo prazo e que procura se relacionar com todas as correntes de opinião do país já que a mudança climática impacta o país como um todo de diz respeito a todos.


Saiba mais no vídeo abaixo.




Clique aqui e faça agora o download para acessar o documento apresentado na Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional



Para dúvidas, sugestões, inclusão no mailing list, interesse institucional em acompanhar/contribuir com o FBMC ou alguma Câmara Temática, agendamentos de reuniões com o Coordenador Executivo ou outras, nos envie um email