Proposta Inicial de Implementação da NDC é entregue à Presidência.

Presidente Michel Temer recebe a comitiva do FBMC para entrega da Proposta Inicial do NDC Brasileiro.


A entrega ocorreu reunião do FBMC no Palácio do Planalto onde intervieram o Coordenador Executivo do Fórum, Alfredo Sirkis, representante do CEBDS, Ana Carolina Szklo, a diretora executiva do ICS, Ana Toni e o diretor da Fundação Amazônia Sustentável, Virgílio Viana.

Sirkis salientou que a Proposta Inicial para a NDC era compatível com uma estratégia de neutralidade de carbono no início da segunda parte do século.






O presidente assinou um ato solicitando ao Fórum um posicionamento sobre as possibilidades de alcançar essa meta de longo prazo até 2060. É a primeira vez que o Brasil sinaliza esse objetivo.

Virgílio Viana abordou questões relacionadas com os incêndios florestais na Amazônia e mencionou sua participação no grupo de trabalho sobre Clima criado pelo Papa Francisco.

O ministro do meio ambiente Edson Santos e o presidente da república mencionaram recentes avanços como a redução do desmatamento, em 2017 e a criação de diversas novas unidades de conservação.



Virgílio Viana


O principal saldo da reunião é o primeiro passo no posicionamento do Brasil em relação a uma estratégia de longo prazo para o chamado net zero e a entrega formal ao governo da Proposta Inicial contendo o caminho de implementação da NDC brasileira que deverá agora ser internalizado pelo atual e futuro governo para que o Brasil possa cumprir sua contribuição ao Acordo de Paris.




Para dúvidas, sugestões, inclusão no mailing list, interesse institucional em acompanhar/contribuir com o FBMC ou alguma Câmara Temática, agendamentos de reuniões com o Coordenador Executivo ou outras, nos envie um email